Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Modismos

Olá pessoal,
Se observamos o que se passa ao nosso redor, com certeza muitas vezes ficamos perplexos. Parece que muitas pessoas perderam o senso crítico, a capacidade de analisar as coisas, as situações, etc. Vamos engolindo tudo o que nos apresentam, e principalmente, mas não somente a juventude de hoje, que não tem em sua maioria, a garra, a vontade de vencer por si mesmos, de 'mudar o mundo', como sempre ocorria quando se chegava nessa idade. Os modismos vão chegando, vamos absorvendo sem nenhuma crítica, achando bacana. Mas é preciso estarmos bem atentos(as) ao que se passa ao nosos redor.
Hoje mesmo eu tava falando isso com o marido: hoje, quase todo mundo tem tatuagem. Virou cafona não ter. Há algum tempinho atrás vi até pessoas mais velhas, já entrando na 3a. idade, com tatuagens. Agora é bacana, né?
Pouca gente tem coragem de envelhecer sem pintar cabelo, sem fazer botox, plástica, bronzeamento artificial e sabe-se lá o que mais. Não que eu tenha alguma coisa contra, a vaidade, o cuidado, a auto-estima, tudo dosado, com certeza são saudáveis.
Mas, o que a gente percebe na maioria das vezes é uma insatisfação geral com o 'si' mesmo.
Acho que essa inaceitação quase geral da própria imagem é um caso prá lá de sério, não?
Não sou psicóloga mas por tudo que já li, aceitar-se a si mesmo, com suas qualidades e defeitos, suas falhas, limitações, etc, é sinal de sanidade psicológica, né?
A meditação nos ajuda muito nisso. Enxergar-nos como somos verdadeiramente. Fazer-nos um pouco mais humildes, mais pés no chão, com certeza é bom.
Mas, quem é hoje que quer se encarar?
Vamos para 'fora', para os 'outdoors', para o barulho, o neon, os grandes chamariscos luminosos das ruas.
Lembro do filme 'Blade Runner', aquele cenário dark, mas os outdoors enormes, brilhando, hipnotizando.
Tudo convida o homem de hoje para sair de si mesmo. Até o uso/abuso desordenado das drogas. Criamos uma realidade muito dura de aceitar, muito solitária, muito vazia.
Nossas compras não satisfazem nossa fome de felicidade, nossas noitadas, idem.

Então lembro a frase de Jesus: "O Reino de Deus está dentro de vós!"

Esse 'Reino', é o lugar de ser feliz, é a paz, é a completude/plenitude. Mas para ter um, é preciso largar o outro. Ele também disse: "Não é possível servir a Deus e ao dinheiro!"
Há uma oposição entre os dois. Mas, na falta de coragem de assumir uma outra realidade, embarcamos naquela mais charmosa do glamour, das compras, das badalações, dos modismos...

E os consultórios psiquiátricos cada vez mais cheios, e pagando carooooooo!!!!!
Um abraço grande,
jandira

Nenhum comentário:

Postar um comentário