Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como virar Buda...


Trecho de um livro que estou lendo, muito bacana. Vale a pena, tem ótimas dicas para o homem e mulher de hoje, perdidos, estressados, sem rumo:
-------
"Nosso Eu estendeu-se a nossas posses materiais, nossa consistência econômica, nossos vínculos afetivos (portanto, a outros seres vivos), nossos papéis sociais, nossos estados psíquicos, nossos protocolos comportamentais e às imagens estereotipadas de nossa cultura.
Em outros termos, a 'símbolos conceituais'.
Assim, hoje não nos identificamos apenas com nosso corpo, mas também com nossa casa, nosso automóvel, nosso televisor, nossa conta bancária, nossos parentes, nossos amigos, nossa profissão, nosso prestígio, nosso papel social.
De acordo com a psicologia budista, esta é a raiz da neurose e, portanto, do sofrimento humano.
Ela constitui um processo neurótico porque constitui um processo de afastamento da realidade, isto é, da coincidência natural do Eu com o corpo.
Na neurose, o Eu se identifica com uma série sempre maior e mais complexa de 'símbolos mentais'  construídos sobre a base de valores 'sociais' ou 'culturais', mas não naturais.
O sofrimento deriva, evidentemente, de uma dilatação do estado de vulnerabilidade do Eu, que aumenta com a ampliação do número dos objetos com os quais ele se identifica.
'Experimentalmente',  o estado recorrente de sofrimento psíquico do ser humano pode ser observado com clareza por qualquer pessoa.
Hoje, com o surgimento da cultura de consumo baseada não somente na posse e no prestígio social,  como sempre aconteceu na história humana, mas também na capacidade de produção e de consumo, a situação certamente ficou pior: a difusão da neurose, e consequentemente, do sofrimento psíquico é um fato que pode ser constatado por qualquer pessoa."

(do livro "Como virar Buda em 5 semanas", de Giulio Cesare Giacobbe, ed. Best Seller
-----
Acho que uma ótima solução para isso tudo é entrarmos em contato conosco mesmos. Bem, o autor diz isso, de outra maneira, claro. Meditar é uma ótima!!! E quem quer meditar com cristãos, veja no site:
www.oracaocentrante.org/
Então, prepare-se para olhar dentro de si, e lá, encontrar a Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário