Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Globo Reporter da última sexta-feira, 03/12/10

Sobre a Itália e cidades do 'bem viver'

Eu assisti, mas não tudo, quando sintonizei já tinha começado, foi lindo mesmo. Paisagens da Itália de tirar o fôlego. E tem no final o Domenico de Masi, o escritor que se não me engano começou essa coisa do 'Ócio Criativo', etc.
Falaram sobre a a maneira 'Slow', (Devagar) de se viver a vidaa, com mais prazer e mais consciente do Aqui e Agora, este é o que realmente temos! Enfim, muita coisa interessante.
Foi muito legal ver em algumas cidades da Italia que os carros estão perdendo a vez para os seres humanos. Até o prefeito vai de bicicleta para a prefeitura. E tem umas 'avós' que conduzem as crianças a pé, na ida e volta da escola. E vão caminhando, alegres, felizes, nada de van para levar buscar, vão brincando, saboreando o percurso, etc... muito bacana. Enfim, foi muito bom. Quem puder assistir a reprise e/ou ver no site da Globo alguma coisa, vale a pena! Ahhhhhhhh que bom se aqui também fosse assim. Talvez no Youtube, já que no site da 'Brobo', tem que ser assinante, que coisa antipática, capitalista, não é?

Belo Horizonte já está ficando impossível na hora do rush. Um trânsito abominável! Ninguém anda, prá que comprar carro se ninguém se move?
Melhor ir a pé.
Quando eu era jovem e estudava inglês, lembro-me de uma frase que li numa apostila:
dois homens saiam do serviço e um pergunta para o outro: 'vamos a pé ou temos tempo para pegar um taxi?'
Achei engraçada a frase na época e pensei que tinha havido um engano. Porque aqui a gente só pegava taxi quando tinha pressa. Então o professor explicava que lá nos States já na época, em NY era assim. Fiquei horrorizada. E não é que está o mesmo aqui?
Videos do programa no Youtube:

links para videos:
http://www.youtube.com/watch?v=izbYgE7FVe8
http://www.youtube.com/watch?v=JIaT8g2dmSQ
http://www.youtube.com/watch?v=I6_MA8LGPAw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=izEN6TPWKrI

Um comentário:

  1. Prezada Jandira e outros amigos daqui
    Prazer em estar tendo contato pela primeira vez, com esse movimento, estilo de vida ou qualquer que seja a forma como deva chamar.Tinha visto a reportagem do Jorge Mello no Globo Repórter e o Fantástico, mas não fazia a mínima idéia de como encontrar nenhumde vocês. Mas, ainda bem que lembrei da internet e do google. Eu não tinha lembrava o nomo do movimento ou estilo de vida. Foi aí que coloquei qualquer coisa semelhante cheguei aqui. Eu sou uma das pessoas que tenho uma certa urgência em pesquisar mais, conhecer mais de perto essa forma de vida. Pois, só vivo de segnda a sexta, das 5 horas da manhã até às 18 horas, para o meu trabalho. Faço faculdade e ate que dá um tempo para a atividade física. Mas sou, por assim dizer, o homem econômico, pois o tempo livre para curtir minha casa e minha família, principalmente durante o dia, eu não tenho. Pelo menos, 3 horas diárias é para deslocamento para o trabalho. Não faço o que gosto, só estou lá, por falta de opção e porque preciso me sustentar. Além de ser uma atividade estressante. Sou técnico de manuntenção da indúsria, onde trabalhamos com correria de pressão. Daí, vi a resportagem sobre vocês e me interessei. Quero aprender como mudar de estilo de vida, sair desse, no qual estou submetido. Soube que vocês tem grupos de reuniões em todo o Brasil. Na Bahia e também na cidade de Salvador, onde vocês tem grupos para que possa participar? Eu quero promover essa mudança e queria comparecer a alguma para pelo menos me interar e saber como posso dar os meus primeiros passos. A minha ambição é qualidade de vida e mais tempo livre, algo que não tenho.E não, esse ritimo frenético meu onde o objetivo é só sobreviver e me sustentar. Isso é vazio.Não é tudo.

    Muito agradecido e um grande abraço
    Alex Costa Ambrosi

    ResponderExcluir