Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"A essencial arte de parar"



Olá pessoal querido,
Acho que fundamental para que não nos atiremos num consumismo desenfreado, é basicamente estarmos bem conosco mesmos, estarmos 'satisfeitos', estarmos centrados. Meditar pode nos ajudar muito nisso. Com o tempo vamos deixando muitas máscaras cairem, vamos percebendo mais nossas motivações e podemos já caminhar por um shopping e vermos uma quantidade grande de coisas de que Não precisamos, para sermos felizes. Consumismo exagerado em geral é sinal de falta, não necessariamente real, mas um vazio interior, uma necessidade de completude que nunca vamos encontrar em coisas materiais, não é?
Bem, gostar do silêncio, da solidão, não uma solidão negativa, vazia, triste, pesada, mas uma solidão que nos permita conectarmos conosco mesmos, com o outro, com o universo, é prá lá de saudável, não é? A solidão como pano de fundo para uma vida mais rica interiormente.

Aqui vai um trechinho de um livro muito bom nesse sentido: "A essencial arte de parar - um método revolucionário e simples para a paz e o encontro consigo mesmo", de Dr. David Kundtz, ed. Sextante:

"O fruto da solidão é você se sentir bem quando está sozinho. Isso inclui também o fruto da introspecção, que é a capaciade de olhar para dentro de si mesmo. O silêncio é outro benefício precioso. A vida que levamos permite muito pouca solidão e, apesar disso, períodos a sós são essenciais para uma vida equilibrada.

A verdade é que a solidão transforma. Ao sair de um período em que ficou sozinho, você já é um ser diferente. O sucesso da sua vida depende em grande parte da qualidade das pausas que você faz entre os acontecimentos. Não foi por acaso que os grandes líderes espirituais da história passaram muito tempo recolhidos, afastados ou sós, isto é, parados.

Um dos objetivos da solidão é ficar à vontade na sua própria companhia, conhecer-se e gostar mais de si mesmo e apreciar a maravilhosa obra de arte que você é. Muitas vezes a diferença entre a solidão e o isolamento é a estima que você tem por si mesmo."

Bem, por hoje é só,
Quem sabe a gente faz um propósito de se dar de presente um tempo a sós, diariamente, de preferência no silêncio? Pode ser até uma caminhada num parque, mas é importante que seja sozinho(a). Caminhe por lugares habitados, não lugares perigosos, desertos - hoje está tudo muito violento, cuidem-se! Mas se formos com alguém, vamos tagarelar e aí o exercício se perde. Procure não ficar pensando, mas apenas 'saboreando' esse tempo, esse momento. Vai ver como é bom!
abraços,
jandira

Nenhum comentário:

Postar um comentário